Sistema Integrado de Gestão – Prime Erp


A solução PrimeERP baseia-se na Framework OpenERP, utilizada a nível mundial a uma taxa de 750 instalações por dia.

Como a maioria das aplicações de software livre de larga escala, a acessibilidade, a flexibilidade e a simplicidade são os principais pilares do seu desenvolvimento, instalação e utilização.

Nos 10 pontos seguintes é apresentado este produto já em produção na Prime, IFH, SAAS-SD e CCISS.

1. Arquitectura da solução
O OpenErp, permite a utilização a partir de um navegador (browser de internet) com as vantagens evidentes para os seus utilizadores.

Do lado do servidor, a solução é composta por 3 subsistemas:
  1. Servidor de base de dados PostGreSQL;
  2. Servidor de aplicação OpenERP;
  3. Servidor de Internet que permite o acesso via navegador.

A arquitectura é resumida na figura seguinte:

arquitectura

2. O ambiente de trabalho
O utilizador tem acesso à sua área de trabalho a partir de um navegador de internet e após autenticação com as credencias atribuídas por um administrador do sistema.

Pode utilizar diferentes línguas de trabalho e dispor de um conjunto de atalhos para as principais actividades configuradas para o perfil, nomeadamente:
  1. Lista das tarefas pendentes
  2. Lista dos próximos compromissos
  3. Notas públicas relativamente a projectos em curso
  4. Diagrama de planeamento de actividades
  5. Relatório de Receitas e Despesas do mês em curso, etc.
  6. Chamadas telefónicas recebidas durante a ausência.

3. Gestão de terceiros
O OpenERP trata os terceiros (parceiros) de forma integrada permitindo que os fornecedores, clientes, recursos humanos, contactos, etc., estejam registados e integrados nos diferentes módulos, mas manipulados de forma coerente e similar.

Por exemplo é possível enviar um SMS a um operador alertando-o da próxima inspecção a ser realizada ou a um funcionário informando-o que o seu pedido de férias foi aprovado. Na mesma abordagem, é possível enviar um e-mail a todos os fornecedores desejando um Feliz Natal, a todos os pilotos alertando-os para as datas de renovação das licenças ou aos funcionários alertando para um novo procedimento ou ordem de serviço.

4. Contabilidade e Gestão Financeira

No ERP proposto a contabilidade é totalmente integrada com as funções da empresa, de modo a agilizar a contabilidade geral, analítica, orçamental ou auxiliar.
A integração dá-se pela junção dos processos da agência às tarefas contabilísticas com geração automática dos documentos.
A contabilidade é de dupla entrada e conforme normas em vigor.
Todas as funcionalidades comuns de geração de documentos de contabilidade e financeiros estão disponíveis.

Como exemplo, se a renovação da licença de um piloto dá origem a uma cobrança, o respectivo lançamento contabilístico é feito automaticamente no momento da renovação ou cobrança conforme parametrizações previamente efectuadas pela contabilidade.




5. Painéis de Bordo

Os painéis de bordo oferecem, numa única página, um conjunto de informações relevante para o utilizador.
São dinâmicos e permitem uma navegação gráfica, com possibilidade de “zoom” para filtrar determinada informação nos gráficos.
Com apenas um clique num determinado elemento pode-se solicitar estatísticas avançadas ao sistema.

Cada painel de bordo é adaptável a cada utilizador. Por exemplo, o responsável pelas inspecções, pode solicitar no seu painel a colocação do número de inspecções realizadas ao pessoal navegante de cabine num dado período e respectivos resultados.



6. Recursos Humanos

O módulo de gestão de recursos humanos contempla, de entre outras, as seguintes funcionalidades:
  1. Gestão dos colaboradores e regalias sociais
  2. Gestão dos contratos de trabalho
  3. Gestão de prestações
  4. Gestão de licenças e paragens por doença
  5. Gestão do referencial de competências
  6. Gestão da avaliação

7. Gestão da relação com os clientes e fornecedores e outros

O ERP dispõe de um módulo de CRM & SRM que disponibiliza a gestão da relação com os terceiros;
O conceito “Processo” é utilizado para tratar os diferentes tipos de relacionamentos com os terceiros. Desde os pedidos de informação, a problemas de qualidade, respostas a pedidos de emprego, respostas a procurement, etc.

Todas as operações são registadas e podem gerar emails automáticos para diferentes intervenientes.

Outro aspecto importante previsto é a edição de documentos tipificados para cada caso, integrados com a solução de gestão documental.

8. Gestão de projectos

A gestão de projectos permite a afectação de tarefas a recursos, a delegação eficaz, a planificação e a comunicação automatizada aos intervenientes.

gestao_projectos


9. WorkFlow

Os procedimentos podem ser parametrizados num fluxo de trabalho passo a passo, o que permite que cada interveniente tenha um conjunto de tarefas atribuídas e interligadas, e que ao serem despachadas, despoletam tarefas noutra etapa do percurso global de trabalho.

Os workflows são facilmente parametrizados originando ganhos substanciais de produtividade e facilitando os processos de certificação em qualidade.

workflow


10. E ainda outras funcionalidades ….

Com o Prime ERP pode ainda ter módulos de gestão hoteleira, gestão académica, gestão imobiliária com sistema de informação geográfica, aluguer de automóveis, etc.

A PRIME está em condições de desenvolver módulos adicionais para responder às especificidades do nosso mercado e do seu negócio.