Prime Talk #5 - Transformar culturas e melhorar desempenhos

Transformar culturas e melhorar desempenhos: partilha de experiências e aprendizagens

Discursa-se sobre "Mudar as organizações", "Transformar ambientes, processos, estruturas e pessoas". Na prática, o problema reside na capacidade efectiva para se estabelecer compromissos fortes, em se criar uma cultura organizacional, sustentada por equipas eficazes e que sejam orientadas por uma visão estratégica.

Neste Prime Talk, Artur Nunes, Manager da Humanpersi, sistematizou num único slide cinco factores críticos de sucesso com base na sua experiência de intervenções junto a instituições a nível global: (1) Compromisso permanente no tempo da Administração, imune às mudanças de protagonistas pela manutenção da visão; (2) Cutura 3R - Resultados, Responsabilidade, Rigor; (3) Fazer o “trabalho de casa”: definir KPIs, Competências, Actividades-chave; processo de feedback e consequências; (4) Auto-confiança técnica e comportamental da equipa RH e (5) Visão Sistémica: alinhamento estratégico e integrado dos diversos instrumentos, sub-sistemas e processos de gestão RH: o todo que é mais do que a soma das partes!

A conversa, que teve ainda a participação de Guevara Cruz, Director Nacional da Administração Pública, e de Jesuína Caixeirinho e equipa da Direção de Recursos Humanos do Banco de Cabo Verde, realça o engajamento da Prime em contribuir para promover dinâmicas de inovação e mudanças efectivas em Cabo Verde.

Um excelente momento sem dúvida... na próxima sexta, pelas 17:00 como habitualmente, teremos mais um Prime Talk: Florentino Cardoso, da CVGarante vai-nos falar do financiamento das PMEs.