Prime Talk #9 - Nostalgia e Modernidade: uma ideia de museu

No Prime Talk#9, a Dra. Adriana Carvalho, investigadora e especialista em História da Educação, apresentou um projecto de museu virtual, como um espaço virtual "que disponibiliza o património escolar divulgado em publicações científicas, artefactos e documentos dos acervos da Associação para a Promoção do Património Educativo e Cultural de Cabo Verde, do Arquivo Nacional e dos Liceus históricos. "

Ficou demonstrado a relevância e a necessidade de tratamento de conteúdos educativos seguindo uma tendência internacional crescente de conhecimento do património educativo, "privilegiando a inserção dos artefactos nos contextos das práticas pedagógicas onde foram usados e reutilizados."

Segunda a investigadora, com o aproveitamento das ferramentas tecnológicas disponíveis, pode-se dinamizar práticas e espaços no domínio da etno-história e da investigação, que podem ser fundamentais para a apoiar a colaboração, a inovação e o conhecimento.

Há, no entanto, a necessidade do relançamento desta iniciativa e o desafio reside precisamente na criação de uma parceria institucional sólida que envolva, o Ministério da Educação, a comunidade educativa, as universidades  e as empresas.